quinta-feira, 23 de janeiro de 2020








                                                                                                                                                                                                                              ENTREVISTA A NÃO PERDER
... o Coordenador do Núcleo de Beja e Director Nacional da CPPME, Duarte Lobo, deu uma importante entrevista ao Jornal "Diário do Alentejo" (edição de 10jan2020), onde, em linhas gerais, aborda os principais problemas dos Micro, Pequenos e Médios Empresários do distrito de Beja e em particular da Cidade, Capital de uma importante Região do País, o Baixo Alentejo. Por outro lado, apresenta ainda muitas das propostas da CPPME, no sentido de o País ultrapassar os constrangimentos que existem e persistem.     
                              
               
                                                                       

















terça-feira, 21 de janeiro de 2020








CPPME REÚNE COM BLOCO DE ESQUERDA 


A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) reuniu com todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República (CDS, PSD, PS, PAN, BE, PEV e PCP).

A última reunião, da ronda com todos os Grupos Parlamentares, teve lugar, hoje, 21 de janeiro de 2020, pelas 11H30.

A Delegação do BE era constituída pela deputada Isabel Pires e pelo assessor Karim Quintino.

Da Delegação da CPPME faziam parte o Presidente da Direcção, Jorge Pisco, o Vice-Presidente, Quintino Aguiar, os Directores Executivos António Marques e Rogério Pereira e, o Secretário-Geral, José Brinquete.

O objectivo destas audiências visava dar a conhecer aos Grupos Parlamentares e respectivos Partidos Políticos as "25 propostas da CPPME para uma Economia Sustentável e Dinâmica"

JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!









A Junta de Freguesia da Quinta do Conde e a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas 

assinaram dia 27 de Novembro um protocolo de cooperação entre estas entidades, com vista a melhor apoiar as empresas locais

A Quinta do Conde tem um tecido empresarial onde predominam as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). Estas empresas e os seus empresários representam uma classe com enorme peso na economia local e regional e na criação de emprego.
A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) tem vindo a desenvolver uma estratégia de serviços de proximidade à classe e ao tecido social e empresarial local e regional.
Da convergência de esforços entre a Junta de Freguesia da Quinta do Conde e a CPPME resultam vantagens mútuas, potenciadoras de um desenvolvimento local integrado.
O Protocolo prevê apoiar os Micro e Pequenos Empresários no desenvolvimento local e regional, na formação profissional e na constituição de parcerias potenciadoras de sinergias conducentes à criação de emprego e ao desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental.


segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

NOTA DE IMPRENSA


O Executivo da Direcção da CPPME, na sua última reunião (9jan.2020), fez o balanço da recente ronda de reuniões com os Grupos Parlamentares da Assembleia da República e analisou a proposta do Orçamento de Estado para 2020, apresentada pelo Governo da República, decidindo tornar público três notas.

Reunião com os Grupos Parlamentares – A CPPME reuniu, até agora, com os Grupos Parlamentares CDS, PSD, PS, PCP, BE e PEV, aguardando uma proposta de dia e hora por parte do BE. A todos apresentou as “25 Propostas da CPPME para uma Economia Sustentável e Dinâmica”. A CPPME regista com agrado e simpatia o reconhecimento do papel da Confederação na defesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e seus Empresários e a adesão a muitas das suas propostas. É com expectativa e interesse que a CPPME espera que algumas dessas propostas possam ser apresentadas pelos respectivos Grupos Parlamentares, no período de discussão na especialidade, do OE/2020, que agora se inicia.
Proposta de Orçamento de Estado 2020 – Da análise efectuada à proposta de OE/2020 apresentada pelo Governo, conclui-se que, no formato apresentado, nem responde aos anseios dos MPME, nem da economia, nem do País. A par de um conjunto de autorizações legislativas, essas igualmente preocupantes. A proposta de OE refere escassas medidas, nomeadamente:

i)                    As MPME localizadas no Interior do País terão o alargamento do limite da matéria colectável de IRC para 25 mil euros para a aplicação da taxa reduzida de 12,5%;

ii)                  Alarga-se o limite de 15 mil euros para 25 mil euros de matéria colectável de IRC que pode beneficiar da taxa reduzida de 17%;

iii)                Na dedução por lucros retidos e reinvestidos, o prazo de investimento é alargado de três para quatro anos e há um aumento do montante máximo destes mesmos lucros retidos e reinvestidos de 10 milhões para 12 milhões de euros;

iv)                Uma ou outra pequena medida sobre Tributações Autónomas.

Ora, como se sabe:



i)                    Cerca de 80% das empresas do Interior do País estão isentas de IRC, dadas as suas debilidades económicas e financeiras (o que as micro e pequenas empresas do Interior do País precisam verdadeiramente será de medidas estruturantes e diversificadas, onde o investimento público deverá ter um importante papel);

ii)                   A dedução dos lucros retidos e reinvestidos interessa sobretudo às grandes empresas e a algumas médias;

iii)                As tributações autónomas precisam de uma reforma profunda, como aliás a CPPME propõe.



Audiência com Sua Excelência o Senhor Primeiro-Ministro de Portugal – A CPPME solicitou uma Audiência ao Senhor Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, com carácter de urgência, em 7 de novembro de 2019, logo que tomou posse. A Confederação aguarda a confirmação desta Audiência, por forma a que, de viva voz, possa apresentar ao Primeiro-Ministro os candentes problemas dos Micro, Pequenos e Médios Empresários que, no tecido empresarial português não financeiro, representam cerca de 99,8%.

Seixal, 10 de janeiro de 2020

A enviar:
- Senhor Presidente da República Portuguesas
- Senhor Primeiro-Ministro de Portugal
- Senhor Presidente da Assembleia da República Portuguesa
- Grupos Parlamentares da Assembleia da República Portuguesa
- Aos Órgãos de Comunicação Social Portugueses


quarta-feira, 8 de janeiro de 2020




CPPME REÚNE COM O PEV
A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) está a reunir com todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República (CDS, PSD, PS, PAN, BE, PEV e PCP).


 O objectivo destas audiências visa dar a conhecer aos Grupos Parlamentares e respectivos Partidos Políticos as "25 propostas da CPPME para uma Economia Sustentável e Dinâmica".

A reunião com o Grupo Parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes" teve lugar no dia 7 janeiro 2020, pelas 14H30.
A Delegação do PEV era constituída pelo deputado José Luís Ferreira e pelo assessor Joaquim Correia.
Da Delegação da CPPME faziam parte o Presidente da Direcção, Jorge Pisco, os Directores Executivos António Marques e Rogério Pereira e, o Secretário-Geral, José Brinquete.