quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Seixal, 30 outubro 2019

 ... teve lugar, na passada quarta-feira, o seminário "Que futuro para os Empresários do Comércio, Restauração, Serviços e Indústria?", no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.


... este evento, teve como oradores convidados: a Ordem de Contabilistas Certificados (Dr. Manuel Teixeira); a Direcção de Investimento para a Inovação e Competitividade Empresarial - IAPMEI (Eng.º Pedro Cilínio); e, o Economista José Lourenço. Que apresentaram, aos cerca de uma centena de empresários, temas como: a Fiscalidade e a Sustentabilidade das Empresas; o acesso aos Fundos Comunitários; e, elementos centrais do Desenvolvimento Económico e das Empresas.

... o Seminário contou também com a presença do Presidente da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, Jorge Pisco e, do Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Eng.º Joaquim Santos.
... todos os intervenientes salientaram o papel e a vitalidade da Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), ao assumirem um papel determinante na economia portuguesa, e na do concelho, naturalmente, muitas vezes sem os necessários incentivos fiscais ajustados à dimensão de cada núcleo empresarial.
NOTA:

- No final foi aprovada uma proposta exigindo "A redução e/ou extinção de comissões e outros serviços bancários", que será enviada a Sua Excelência o Senhor Presidente da República, ao Senhor Primeiro Ministro, ao Ministro das Finanças, ao Ministro da Economia e ao Governador do Banco de Portugal.

terça-feira, 29 de outubro de 2019




HABITAÇÃO E ARRENDAMENTO URBANO
PROPOSTAS PARA UMA NOVA LEGISLAÇÃO

A Associação dos Inquilinos Lisbonenses – AIL reuniu em Assembleia de Inquilinos e irá apresentar propostas que incluem e o “Arrendamento Não Habitacional”

No passado sábado, dia 26 de Outubro, a AIL promoveu a uma Assembleia de Inquilinos para a qual convidou a CPPME. A nossa Confederação fez-se representar pelo Director Executivo, Rogério Pereira que produziu uma intervenção no sentido de manifestar a total concordância com o documento na sua generalidade e, em particular, no referente ao “arrendamento não habitacional”.

Na sua intervenção, Rogério Pereira teve a oportunidade de salientar a importância e a oportunidade da iniciativa, no que ela poderá contribuir para que terminem os desmandos que se continuam a verificar designadamente os que são referidos pela AIL, como seja os despejos contínuos e em larga escala, a oferta reduzida e as rendas cada vez mais elevadas, a clandestinidade, a precaridade e as pressões sobre os inquilinos.

Relembrou, e passamos a citar, «que tal como a AIL, a CPPME tem vindo a insistir na necessidade de se revogar a legislação do arrendamento de 2012 e alterações subsequentes, e de se desencadear um novo processo legislativo.  

Nesse sentido, tivemos a oportunidade de a colocar e defender publicamente em diversas iniciativas e, muito em particular, nas audições da Comissão da Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidade, e do seu Grupo de Trabalho, em Novembro de 2016, também em 12 Junho 2018 e mais recentemente, em 1 de Fevereiro, na Audição Pública promovida pelo Grupo Parlamentar do PCP sobre a «Lei de Bases da Habitação: concretizar o direito à habitação»

Nessas iniciativas sempre apontámos que da aplicação da Lei nº 31/2012, de 14 de Agosto, mais conhecida como a Lei Despejos, tenha resultado o aumento brutal de rendas com forte incidência nos espaços não habitacionais e uma corrida facilitada dos senhorios à ordem de despejo.

E apontámos que, perante a sequência descoordenada de múltiplas iniciativas legislativas, termos assistido à sistemática violação de princípios fundamentais, plasmados no texto Constitucional como, por exemplo: os «Princípios da Segurança Jurídica» e da «Protecção da Confiança» que, postos em causa, geram factor de desmotivação ao investimento.

A legislação em referência atribuiu aos senhorios a faculdade discricionária de encerrar estabelecimentos comerciais, sem qualquer fundamento legal, à luz de uma injusta e muito questionável legalidade. O tecido empresarial português, constituído, fundamentalmente, por Micro e Pequenas Empresas, que na sua maioria estão sob a alçada do «Arrendamento não Habitacional», ficaram em situação irremediável.

É com satisfação que verificamos que no documento hoje em discussão nesta Assembleia se tenha desenvolvido o capítulo destinado ao ARRENDAMENTO NÃO HABITACIONAL. (…)

Referimo-nos ao Capítulo VI e aos seus 8 pontos.

E se a ideia inicial era produzirmos proposta, com esta nova redação, deixamos aqui desde já expresso o sentido do nosso voto, a CPPME votará favoravelmente a proposta da AIL pois ela reúne todos os requisitos da matéria a legislar e pelos quais a CPPME se tem batido desde sempre.

Contudo não nos limitaremos à aprovação da proposta. Declaramo-nos desde já disponíveis para analisar e concertar com a AIL as iniciativas e acções que se vierem a julgar convenientes ou oportunas no sentido da concretização do que agora se propõe.

Obrigado pela vossa atenção







quinta-feira, 24 de outubro de 2019

terça-feira, 22 de outubro de 2019




       
 CONVITE

             SENHOR(A) EMPRESÁRIO(A)
                VISITE A FEIRA EMPRESARIAL

               SOBRAL DE MONTE AGRAÇO

segunda-feira, 21 de outubro de 2019





CPPME VISITA ESCOLA PROFISSIONAL DO SEIXAL

  
Na passada sexta-feira, dia 18 de outubro de 2019, uma Delegação da CPPME, que integrava: o seu Presidente, Jorge Pisco; o Vice-Presidente e Presidente da APERSA, José Ligeiro; o Director Executivo e Presidente da ACISBM, Rogério Pinheiro; e, o Secretário-Geral da CPPME, José Brinquete, esteve presente na Feira de Emprego e Formação, do Centro de Emprego e Formação Profissional do Seixal.

  
O convite foi formulado pela Senhora Directora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Seixal, Drª Carla Filipe, que em conjunto com outros responsáveis do Centro receberam a Confederação, com toda a simpatia e disponibilidade, dando a conhecer o importante trabalho que se faz nesta Escola de Formação Profissional.

A Feira de Emprego e Formação, que contou com a participação de empregadores e de candidatos a emprego, integrou a Semana do Empregador da Região de Lisboa e Vale do Tejo e, decorreu do dia 14 ao dia 18 de outubro de 2019.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019




CPPME REÚNE ASSEMBLEIA-GERAL


Reuniu na sexta-feira (11/10/2019) a Assembleia-Geral da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME).
O objectivo central da Assembleia-Geral foi a alteração aos Estatutos, já que com o contrato de Comodato estabelecido com o Município do Seixal (por 25 anos), tornava-se necessário actualizar a sede social da CPPME.
A Direcção aproveitou ainda para informar a Assembleia de algumas iniciativas realizadas, desde a última Assembleia-Geral de Março, designadamente:

- Reuniões com várias entidades: Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados; Presidente da ANACO; Presidentes de Câmaras Municipais, etc.
- Reuniões com as Associadas: Federação Portuguesa do Táxi (FPT); Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita (ACISBM);
- Presença com Stand nas Feiras Empresariais: XXIX PIMEL em Alcácer do Sal; Feira de Agosto em Grândola; e, Feira da Luz em Montemor-o-Novo;
- Eventos promovidos pela CPPME: Seminário sobre MPME em Montemor-o-Novo; Encontro Temático em Sobral de Monte Agraço;
- Entrega, na Assembleia da República, da Petição contra o “Big Brother Fiscal”, com 13 mil assinaturas, em parceria com a ANACO;
- Assinatura do contrato de Comodato e entrega da chave pela Câmara Municipal de Cascais, da nova Delegação do Núcleo de Cascais da CPPME.

Relativamente a próximas iniciativas, a Direcção da CPPME informou a Assembleia das seguintes iniciativas:
·       Participação, em conjunto com a Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, na Feira Empresarial, que terá lugar nos dias 26 e 27 de Outubro de 2019;

·       Seminário “Que futuro? Para os Empresários do Comércio, Restauração, Serviços e Indústria do Concelho do Seixal”, no dia 30 de Outubro de 2019, entre as 14H30 e as 17H30, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal;

·       Preparação da proposta da CPPME a apresentar a todos os Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República, no âmbito da preparação, discussão e aprovação do Orçamento de Estado para o anos de 2020.


JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!

quinta-feira, 10 de outubro de 2019







CPPME ASSINA PROTOCOLO COM CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS


                  
O Presidente da Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), Jorge Pisco, acompanhado de empresários locais, membros do Núcleo de Cascais da CPPME, assinou ontem (08/10/2019) um contrato de Comodato e recebeu as chaves das novas instalações do Núcleo, cedidas pela Câmara Municipal de Cascais.

Efectivamente, há mais de um ano que a Confederação e o seu Núcleo de Cascais não dispunham de instalações para o funcionamento da sua Delegação concelhia, já que as então existentes, pelos custos a suportar, situadas em propriedade da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, tiveram de ser encerradas.

O espaço agora cedido pela Câmara Municipal de Cascais, cito na Rua Baden Powel, 41 Loja 2, Adroana, 2645 - 621 Alcabideche, irá sofrer ligeiras obras de adaptação e em breve serão inauguradas e colocadas à disposição dos Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME) do Concelho de Cascais.

JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES