terça-feira, 19 de julho de 2016



ACISBM assinalou 110º Aniversário
Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita 
1906 - 2016
    acomerciantes 01 acomerciantes 02
"Não há vilas nem cidades saudáveis se não houver comércio local, restauração e serviços fortes e dinâmicos"
 No concelho do Barreiro, existem 6.363 empresas, sendo que 6.213 são micro empresas, 123 são pequenas, 24 são médias e 3 são grandes empresas.
Por outro lado, no concelho da Moita existem 4.503 empresas, das quais 4.384 são micro empresas, 103 pequenas empresas, 15 médias empresas e apenas existe 1 grande empresa.
acomerciantes 03 acomerciantes 04
O Bar Restaurante Associação de Fuzileiros recebeu o almoço comemorativo dos 110 anos da ACISBM, que contou com mais de uma centenas de MPME, no decorrer do qual foram entregues Diplomas aos associados e viveram-se momentos de convívio.
  acomerciantes 05  acomerciantes 06
Rui Garcia, Presidente da Câmara Municipal da Moita,
no decorrer da sessão, sublinhou que a “união faz a força”. recordando que ao longo da vida “temos muitos exemplos disso”.
 acomerciantes 07   acomerciantes 08
O autarca da Moita referiu que os comerciantes da Moita e do Barreiro em tempos difíceis souberam unir-se e criar a sua associação.
Nos tempos actuais, sublinhou Rui Garcia, quando se regista o “empobrecimento da sociedade”, quando aumentam as “obrigações legais” situações que “vão asfixiando” os micro e pequenos empresários, é necessário “encontrar alternativas e soluções”.
Neste contexto, salientou que as autarquias – Câmara Municipal da Moita e do Barreiro e Juntas de Freguesia – são “vossos aliados”
“Somos por natureza vossos aliados, na procura de soluções para valorizar o comércio local”, disse.
“O comércio local é fundamental. Não há vilas, nem cidades saudáveis se não houver comércio local, restauração e serviços fortes e dinâmicos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Moita. 
José Brinquete, Secretário-Geral da CPPME, 
refere que no relativamente aos Fundos Comunitários - Portugal 2020 as coisas estão negras.
    acomerciantes 09   acomerciantes 10
José Brinquete recordou que a Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita (ACISBM), foi constituída 4 anos antes da implantação da República e 1 ano antes da ditadura de João Franco.
Sublinhou o facto de os comerciantes do Barreiro – “em plena monarquia terem encontrado forças para criar uma associação”.
Na sua intervenção, alertou para a importância de se exigir que ao nível dos fundos comunitários Portugal 2020, existam verbas para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) – “as coisas estão muito negras”, disse.
José Brinquete chamou à atenção de que nos concelhos do Barreiro e Moita as micro empresas são a esmagadora maioria e isso deve ser tido em conta na definição de políticas económicas e fiscais. 
Avançando com os dados seguintes: 
No concelho do Barreiro, existem 6.363 empresas, sendo que 6.213 são micro empresas, 123 são pequenas, 24 são médias e 3 são grandes empresas.
Por outro lado, no concelho da Moita existem 4.503 empresas, das quais 4.384 são micro empresas, 103 pequenas empresas, 15 médias empresas e apenas existe 1 grande empresas.
No total, nos 2 concelho - Barreiro e Moita - existem 10.866 empresas qu,e empregam 25 454 trabalhadores.
O Secretário-Geral da CPPME referiu-se ainda à intensa actividade da Confederação, privilegiando na sua acção: a institucional; a reivindicativa; a formação; e o apoio técnico, jurídico, contabilístico, gestão e administrativo.
CARLOS HUMBERTO, Presidente da Câmara do Barreiro
Cooperar e fazer em conjunto
acomerciantes 11
 acomerciantes 12
O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, sublinhou que a Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita, atravessou vários períodos da história do nosso país com desenvolvimento e criatividade.
O autarca manifestou disponibilidade da autarquia para cooperar, - “não é dizer a gente precisa disto aqui”, mas sim, “cooperar e fazer em conjunto”.
Carlos Humberto, sublinhou que “os novos tempos exigem, novas respostas”, porque “a gente não para o vento com as mãos”.
Referiu a importância de serem analisadas as possibilidades de recorrer a fundos comunitários – “é difícil ter acessos, mas não deixa de ser uma oportunidade, temos que ver o que é possível e optar”.
Rogério Pinheiro, Presidente da Direcção da Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita, 
prestou homenagem aos fundadores da associação e a todos aqueles que ao longo dos anos contribuíram para a manter viva.
  acomerciantes 13  acomerciantes 14
O Presidente da ACISBM recordou que após o 25 de Abril a associação registou uma ampla participação, hoje, disse, há mais dificuldades, porque – “a associação passa pelas mesmas dificuldades que passam as empresas”.
Rogério Pinheiro, salientou que é importante superar as dificuldades e apelou para a unidade de todos em torno da associação – “nós podemos contribuir para o desenvolvimento dos concelhos do Barreiro e Moita” 
O Presidente da ACISBM referiu o facto de se estar a iniciar uma novo mandato, que a equipa que lidera tem vontade e determinação para fortalecer o associativismo, contando com todos os micro, pequenos e médios empresários dos concelhos do Barreiro e da Moita. 
Rogério Pinheiro referiu ainda que conta com o apoio das duas autarquias, sinal desse facto é a presença dos senhores presidentes dos dois Municípios neste evento, desejando que esse apoio e essa parceria possa ter novos desenvolvimentos dentro de pouco tempo. 
acomerciantes 15   acomerciantes 16
ACISBM assinala 110º Aniversário - Parabéns
  acomerciantes 18acomerciantes 17

Sem comentários:

Enviar um comentário