terça-feira, 23 de abril de 2013


 

NÚCLEO DO ALGARVE DA CPPME

 

O Núcleo do Algarve da CPPME realizou uma visita ao Comércio Local e à Restauração e Bebidas da Baixa da Cidade de Faro durante toda a manhã da passada Sexta-feira, dia 19 de Abril de 2013.

No final da manhã realizou um Encontro com a Comunicação Social Regional, no Café “ O Seu Café”, em pleno coração da Baixa de Faro, para dar conta dos contactos estabelecidos com os empresários associados e não associados, das suas principais preocupações e das propostas da CPPME.


Esta iniciativa desenvolveu-se sob o lema: Defender as Micro, Pequenas e Médias Empresas - Produção, Emprego e Crescimento Económico.

Os empresários consideram que o Governo elegeu as micro e pequenas empresas como alvo a abater. Porque o ataque que o governo está a fazer às MPME, visa dar continuidade a políticas erradas que assegurem a defesa dos interesses dos grandes grupos económicos e financeiros.

O aumento da carga fiscal, com o agravamento do IVA, do IRC, do IRS e do IMI, juntamente com o aumento de outros custos de produção, como a água, electricidade, gás, combustíveis, portagens, arrendamentos, agravam ainda mais a situação já por si insustentável, levando ao encerramento de milhares de empresas e à destruição de muitos milhares de postos de trabalho.

Um País com uma economia frágil não pode ter uma carga fiscal tão pesada!

Nas dezenas de contactos estabelecidos com os micro e pequenos empresários do comércio local e restauração e bebidas a opinião é unanime: o enorme agravamento do IVA no sector da restauração e bebidas de 13 para 23% (o que corresponde a um aumento de 77%), a falta de crédito às empresas do mercado interno, a nova Lei dos Despejos Comerciais e a redução do poder de compra, através da desvalorização dos salários, têm arrastado dezenas de milhares de empresas para a insolvência e o encerramento.

Todas estas medidas resultam da aplicação do Memorando de Entendimento, acordado entre o PS, PSD e CDS com a tróica estrangeira, onde se encontram defendidos os interesses dos grandes grupos económicos e financeiros. O objectivo parece ser a liquidação das micro e pequenas empresas.

A CPPME tem propostas alternativas que já apresentou ao Primeiro-ministro e à Assembleia da República, que passam por uma reforma fiscal profunda, pelo acesso ao crédito a juros aceitáveis, pela revogação da Lei do Arrendamento Urbano, por uma justiça mais célere e menos onerosa, pelo apoio social aos MPE e pelo investimento produtivo, que gere riqueza e crie emprego.

Portugal tem futuro! Este Governo não!

Sem comentários:

Enviar um comentário