quinta-feira, 29 de março de 2018




 A CPPME
 deseja a todas as suas Associadas
 e Associados,  suas famílias e seus 
 trabalhadores uma
 Páscoa Feliz!

sábado, 24 de março de 2018

Arruda dos Vinhos - Workshop da CPPME


Workshop presencial do PORTA20 em Arruda dos Vinhos, ontem 22 Março 2018, num local magnífico (Capela do Centro Cultural do Morgado), promovido pela CPPME com o apoio da Câmara Municipal, para candidatos de empresas a criar ou empresas recém-criadas!










quarta-feira, 21 de março de 2018

Município de Sobral de Monte Agraço reforça parceria com a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME)


O Município de Sobral de Monte Agraço tem assumido um conjunto de medidas de apoio e incentivos à atividade empresarial no concelho, visando atrair empreendedores e investimento. Como refere José Alberto Quintino, Presidente da Câmara Municipal, “Sobral de Monte Agraço mantém a isenção de derrama para as empresas que se instalem ou alterem a sua sede social para o Concelho, durante o ano de 2018. Para as pequenas e médias empresas, com lucros inferiores a 150 mil euros é mantida uma taxa reduzida de 1%, sendo a taxa geral de 1,5%”.
Sinergias e parcerias com entidades locais, regionais e nacionais continua a ser uma das prioridades para o Município com vista à continuação do desenvolvimento de uma estratégia de promoção do concelho e das suas potencialidades, atendendo a uma maior dinamização do tecido empresarial local. Com a recente criação do Sobral E+, pretende-se estreitar a ligação colaborativa entre várias entidades – Município de Sobral de Monte Agraço, Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional – fomentando e criando novas dinâmicas de trabalho em articulação, por forma a potenciar o trabalho destas entidades na promoção do desenvolvimento económico e social do concelho.
A atividade do Sobral E+ visa incrementar a relação com os agentes económicos do concelho através do apoio e orientação de novos investimentos, dinamizar e promover ações de sensibilização e de esclarecimento sobre temáticas de relevante interesse, dinamizar medidas de apoio ao empreendedorismo, apoiar a capacitação do tecido empresarial local, potenciar a atividade económica e divulgar medidas de apoio e de financiamento existentes. Paralelamente, pretende-se melhorar a taxa de empregabilidade.

No âmbito do Sobral E+, encontra-se a implementação do, recentemente aprovado, Projeto Porta 20, com sede em Sobral de Monte Agraço e que resulta de uma candidatura da CPPME ao Portugal 2020 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa COMPETE. Este programa tem como objetivo apoiar a criação de novas empresas em atividades intensivas em conhecimento e/ou tecnologia e indústrias culturais ou criativas, bem como capacitar empresas com menos de 2 anos. Presentemente, neste âmbito, são entidades parceiras os Municípios de Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos, Évora, Fundão, Montemor-o-Novo, Serpa, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Participam também no projeto, o Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

No passado dia 15 de março, em Sobral de Monte Agraço foi assinalado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, com o anúncio público do arranque de um projeto piloto, desenvolvido no âmbito da OesteCim, que visa a uniformização de procedimentos de apoio ao consumidor.
Este projeto tem como principal objetivo criar uma rede de apoio aos empreendedores e empresários de forma a desburocratizar e simplificar as obrigatoriedades legais de informação ao consumidor. Deste modo, pretende-se gerar a uniformização dos dísticos de informação ao consumidor, garantindo que se assegura a disponibilização de toda a informação legal necessária, bem como alguma facultativa que o empresário deseje, bastando para tal contactar o espaço Sobral E+, e solicitar de forma totalmente gratuita a impressão dos dísticos necessários ao seu negócio.
O Sobral E+, integra, assim, o Núcleo da CPPME de Sobral de Monte Agraço, o Gabinete de Inserção Profissional, o Espaço Coworking, e uma sala de formação a funcionar no edifício da Estação Central de Camionagem. Contactos // SOBRAL E+: telf: (+351)261 942 728 E-mail: sobrale+@cm-sobral.pt.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Seminário
 CPPME em parceria com a Junta de Freguesia de Fanhões e Câmara Municipal de Loures
Um debate alargado e muito importante para o comércio e empresas da Freguesia de Fanhões que se revelou muito útil pelos temas e sugestões apresentadas e pelo interesse da participação dos empresários.
Foram abordados os principais problemas dos micro, pequenos e médios empresários, nomeadamente a brutal carga fiscal a que estão sujeitos, o acesso ao crédito, as dificuldades em aceder a fundos comunitários, os custos fixos e de contexto, o poder de compra das populações, entre muitos outros.
Foi consensual de que a Freguesia de Fanhões necessita de novas dinâmicas, de apoio ao investimento e de um novo rumo que aproveite os importantes recursos de que dispõe.
Foram ainda apresentadas as propostas e medidas que a freguesia de Fanhões e o município de Loures estão a implementar.

A CPPME informou do trabalho realizado ao longo dos seus 33 anos de existência, e das suas reclamações e propostas que vem apresentando junto da Assembleia da República, do Governo e de muitas outras instituições.





A Associada da CPPME, a ANEP - Associação Nacional de Esteticismo Profissional, depois de já ter reunido por duas vezes com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social está, agora, a desenvolver um conjunto de audiências com os Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República.

Maria Nazaré, Presidente da Direcção da ANEP e Ana Barros, Presidente da Assembleia-Geral da ANEP
As questões centrais destas audiências prendem-se  com a necessidade urgente de regulamentação e regulação do sector, dado que o certificado CI não chega.
Estamos a falar de uma actividade que trata da saúde pública dos(as) cidadãos(as) a necessitar urgentemente de procedimentos comuns e devidamente certificados, a que as entidades oficiais não se devem furtar, no seu papel de regulamentação e fiscalização

Entretanto, a ANEP continua no seu esforço de realização de eventos de formação profissional por todo o País.

segunda-feira, 12 de março de 2018


Relatório da AHRESP indica crescimento de 16% em 2017, graças à redução do IVA



Quando, em Setembro de 2012, a AHRESP colocava no seu site o alerta do secretário-geral da CPPMEJosé Brinquete, sobre a manutenção do IVA em 23% na restauração poder ser um passo para o seu abismo, sabiam os responsáveis de ambas as organizações que ia ser longa a espera e persistente a luta para a sua redução.

Cabe-nos agora a nós, CPPME, citar  José Manuel Esteves, Diretor-geral da AHRESP:
«O crescimento generalizado do emprego na restauração e bebidas confirma a relevância da estabilidade fiscal, com a reposição da taxa do IVA dos serviços de alimentação e bebidas, na taxa intermédia, a proporcionar o clima de confiança necessário para que as empresas tenham a capacidade de manter e gerar novo emprego, sustentando a contínua subida dos resultados do Turismo» 


CONVITE - Debate - 17 Março - 16,00h
Junta de Freguesia de Fanhões



quinta-feira, 8 de março de 2018


CARTA ENVIADA AO SENHOR MINISTRO DA ECONOMIA – EM 22 DE FEVEREIRO DE 2018

Exmo Senhor
Dr. Manuel Caldeira Cabral
Ministro da Economia

Para conhecimento:
Secretário de Estado da Indústria
IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.


O Ministério da Economia, no âmbito da iniciativa da Comissão Europeia de “proceder à revisão da definição de micro, pequenas e médias empresas (PME)”, desencadeou um conjunto de consultas junto de Associações e Confederações Empresariais.

Entretanto, à semelhança de muitas outras iniciativas que se têm realizado, o Ministério da Economia continua a excluir a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME).

Na reunião de 22 de Abril de 2016, havida com V. Exª, com o senhor Secretário de Estado da Indústria e o Presidente do IAPMEI, o senhor Ministro assumiu que o Ministério da Economia e a CPPME passariam a ser parceiros activos e efectivos na procura de propostas e soluções que visem resolver os problemas mais prementes dos micro, pequenos e médios empresários (PME). É pois, com muita estranheza, que continuamos a constatar a continuada exclusão da Confederação, por parte do Ministério que V. Exª superiormente dirige.

Face a esta situação, tão incómoda como desagradável, solicitamos a V. Exª, senhor Ministro da Economia, que nos informe das razões de tal procedimento.

Certos da melhor atenção e disponibilidade por parte de V. Exª,

Aguardamos resposta e,
Subscreve-mo-nos  com consideração e estima.

Seixal, 22 de Fevereiro de 2018

O Presidente da Direcção da CPPME

João António Vicente, Engº