sexta-feira, 30 de junho de 2017

CPPME É SÓCIA FUNDADORA DA ASSOCIAÇÃO LOURES INOVA



  A Carta de Intenções foi assinada pelo Presidente da Direcção da CPPME, ontem, dia 29 de Junho de 2017, num acto público que contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara de Loures, Dr. Bernardino Soares, em representação do Município, parceiro na Loures Inova.
   

Missão da Loures Inova - Criar um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, promovendo a competitividade e o investimento estruturante, em clusters com forte representatividade e potencial de crescimento no Concelho: agro-alimentar, transportes, logística, saúde, indústrias criativas, ambiente, entre outras que se venham a evidenciar.    

                                                ~´


quarta-feira, 28 de junho de 2017

SEMINÁRIO 
Micro, Pequenos e Médios Empresários "Desenvolvimento Económico"
Biblioteca Municipal Ary dos Santos, 27 Junho 2017, Sacavém, LOURES

Imagem intercalada 2
A CPPME continua a realizar Seminários, Colóquios e Debates, por todo o País, para analisar, discutir e construir propostas que visam resolver os problemas mais sentidos dos Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME).

Imagem intercalada 3

Desta vez, o evento teve lugar no concelho de Loures, mais concretamente em Sacavém. Tratou-se de um importante debate, onde estiveram em análise: as Políticas Municipais para o Desenvolvimento Económico, cuja intervenção esteve a cargo do Vereador António Pombinho; os MPME e a Fiscalidade, aspectos tratados pelo Vice-Presidente da CPPME, Jorge Pisco (anexamos a respectiva intervenção); os Fundos Comunitários - Portugal 2020: numa perspectiva empresarial, tema tratado por João Pedro Domingues, Secretário Metropolitano da AML.

Imagem intercalada 4

O debate foi muito animado e vários empresários do concelho de Loures abordaram e trouxeram os seus aportes para o enriquecimento do debate e esclarecimento da realidade dos MPME.

Imagem intercalada 5

No encerramento dos trabalhos usaram da palavra: o Presidente da Direcção da CPPME, o Engº João António Vicente; e, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures, o Dr. Bernardino Soares.

Imagem intercalada 6

O Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Dr. Nelson de Souza, não podendo participar, por se encontrar em Bruxelas numa reunião do 7.º Fórum da Coesão, fez questão de enviar uma mensagem aos participantes do Seminário (que anexamos).

Imagem intercalada 7

JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!

Imagem intercalada 8

NOTA - Pode ler os anexos citados em " Documentos - arquivo digital" - "Mensagens e Notas" no site www.cppme.pt  

Imagem intercalada 1

segunda-feira, 26 de junho de 2017

NOTA - Comunicação Social

SOLIDARIEDADE DA CPPME

Face à catástrofe a que o País assistiu, atingindo, particular e dolorosamente, as populações dos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos,  a CPPME apresenta, condolências e solidariedade, a todas as famílias e empresários, vítimas dos incêndios que devastaram a já deprimida região do Pinhal Interior.

Porque as 26 empresas afectadas, conforme levantamento já realizado pelos três municípios, constituíam importante contributo para a economia da região e empregavam  273 trabalhadores:

- A CPPME considera que o Governo deve providenciar, com a maior brevidade, todas as medidas que respondam a esta calamidade e que permitam que estas empresas possam regressar à sua actividade, garantindo os respectivos postos de trabalho.

Seixal, 26 de Junho de 2017


O Gabinete de Imprensa da CPPME
32º ANIVERSÁRIO DA CPPME
JANTAR COMEMORATIVO
Restaurante "A Tendinha do Feijó"
21 Junho 2017

... muitos e de muitos concelhos do País foram os empresários, dirigentes e associados, que fizeram questão de comparecer. Vieram de Almada, Barreiro, Seixal, Setúbal, Vendas Novas, Alenquer, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras, Sintra e Vila  Franca de Xira.


.. não faltaram, igualmente, vários dirigentes fundadores da CPPME ainda entre nós, para testemunhar a tenacidade daqueles que têm construído, ao longo de mais de três décadas, a Confederação Portuguesa dos Micro, Pequenos e Médios Empresários (CPPME) - Sebastião Cabral; Faustino Reis; José Manta; Celina Pereira; Vladimiro de Matos e António Tomás.

... usaram da palavra Quintino Aguiar, director Executivo e que, durante 17 anos, foi Presidente da Direcção da CPPME; o Presidente da União das Freguesias do Laranjeiro e Feijó, Luís Palma;  em representação do senhor Presidente da Câmara Municipal de Almada, Drº Joaquim Judas, a Drª Fernanda Marques, que é ao mesmo tempo responsável pelo Departamento do Desenvolvimento Local, do Município de Almada; e, o actual Presidente da Direcção da CPPME, Engº João António Vicente.


... fez-se ainda um minuto de silêncio em homenagem aos dirigentes já falecidos.

... a Drª Fernanda Marques, em nome do Município de Almada, ofereceu à CPPME uma prenda alusiva ao seu 32º Aniversário.

Importante iniciativa para reforçar os laços de identidade comum, da classe dos Micro e Pequenos Empresários, ao nível do Associativismo Empresarial.




                                                                         












Exma

Confederação Nacional da Agricultura (CNA)
SAUDAÇÃO

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) agradece o convite formulado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para participar na Conferência Nacional "Estatuto da Agricultura Familiar Portuguesa", que terá lugar hoje e amanhã, em Coimbra.

Na impossibilidade da CPPME participar no evento, esta Confederação Empresarial envia-vos fortes e cordiais saudações, desejando que os trabalhos da Conferência atinjam os objectivos pretendidos. Com a certeza de que a CNA tem estado, desde sempre, na  defesa intransigente da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Mundo Rural, sustentável e amigo das populações rurais. 


Pela defesa da Agricultura Portuguesa e da Economia Nacional!


O Presidente da CPPME
João António Vicente, Engº

               


sexta-feira, 16 de junho de 2017





MENSAGEM ANIVERSÁRIO CPPME

Trazendo à memória o editorial, do Boletim que assinalava o trigésimo aniversário da CPPME, destacamos:

- 30 anos de vida, sempre e só, a resistir;
- 30 anos de vida, que coincidem com o período da mais desenfreada recuperação monopolista;
- 30 anos, sob a tutela das directrizes comunitárias, rumando para a destruição de uma economia assente na pequena unidade empresarial e
- 0 anos, com a produção Nacional estiolando, e a soberania, a esvair-se para lá dos Pirineus.

Foram  30  anos  de  luta,  pela  defesa e salvaguarda do espaço que foi restando, às micro, pequenas e médias empresas.
                                                                                                
Hoje, quando assinalamos  os  32  anos,  não  deixamos  de reconhecer e  lamentar que os  ventos que sopraram, abundantes benesses  para  alguns, durante os primeiros 30 anos, ainda que tenham amainado, continuam a soprar para os mesmos.

Mesmo que os ventos soprem, enganosamente, como brisa  suave, e batam só "leve, levemente"  a  CPPME  não pode nem deve  deixar-se embalar  pela palavra  adocicada,  daqueles  que  dizem que uma  qualquer CIP, é apta para representar também,  os  interesses dos que lutam pela sobrevivência, exactamente, no espaço invadido e assolado pelo grande patronato.

Quando celebramos o trigésimo segundo aniversário  da nossa Confederação, homenageamos os seus fundadores e todos os resistentes  que trouxeram até hoje, com crescente robustez, a CPPME. Saudamos todos os Associados e                     prometemos  intervenção sistemática, sem tréguas, junto das   diferentes  instâncias   do   Poder  Central,  sempre  que sintamos  necessidade de apresentar  propostas  e/ou   de questionar  iniciativas, parlamentares  ou  governamentais,  susceptíveis  de  lesarem, ainda mais, as  micro  e  pequenas empresas.

Votos de que este aniversário seja o início de um novo ciclo, em que reparar danos deixe de ser tarefa prioritária e, todos nós, comandados pelo sonho, caminhemos determinados até ao reconhecimento público de que as micro pequenas e médias empresas são o corpo e a alma da economia Portuguesa.
             
Seixal, 16 de Junho de 2016
João António Vicente

Presidente da Direcção da CPPME

MENSAGEM ANIVERSÁRIO CPPME

A CPPME celebra HOJE o 32º Aniversário do 1º Congresso Nacional de Pequenos e Médios Empresários. Dele saiu a decisão da criação duma Comissão Instaladora para a constituição duma Confederação de âmbito nacional.

 1º Congresso Nacional de Pequenos e Médios Empresários, 16 Junho 1985, Penta Hotel, Lisboa

Dois anos depois, Maio 1987, em Congresso constitutivo, dá-se finalmente corpo  à ideia e surge a CPPME.

 Colóquio/Debate "Desenvolvimento Económico e Internacionalização, 25 Janeiro 2017, Seixal

Aproveitando este dia tão significativo para os Micro, Pequenos e Médios Empresários, o Presidente da Direcção da CPPME, João António Vicente, envia a todos a mensagem que se Anexa.

JUNTOS SEREMOS MAIS FORTE!

O Gabinete de Imprensa da CPPME


NOTA:
- Lembra-se a todos que a inscrição para o Jantar de Aniversário termina na próxima segunda-feira, 19 Junho 2017.







segunda-feira, 12 de junho de 2017

32.º ANIVERSÁRIO DA CPPME
EM DEFESA DOS MICRO, PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS (MPME)!
                      - Acção Institucional
                      - Papel Reclamativo
                     - Formação e Qualificação Profissional
                         - Apoio:
                                    . Fiscal
                                    . Jurídico
                                    . Contabilístico
                                    . Gestão 
                                    . Informático
                                    . Administrativo