terça-feira, 17 de abril de 2018


Aprovada por Unanimidade

MOÇÃO


Exmo Senhor

Presidente da Câmara Municipal de Coimbra


A baixa de Coimbra tem futuro!

Os comerciantes da baixa de Coimbra reunidos, no dia 10 de Abril de 2018, na Escola de São Bartolomeu, preocupados com a evolução negativa que este espaço comercial de excelência tem vindo a sofrer,

Consideram fundamental,

- Defender e preservar a memória da cidade, sendo que a baixa de Coimbra é uma parte inalianável dessa memória.

- Preservar os espaços urbanos. Os espaços urbanos necessitam de manutenção e requalificação constante para não morrerem. Por isso, não se conformam com o abandono, desleixo e degradação a que está votada a baixa de Coimbra.

- Aproveitar os Fundos Comunitários 2014-2020 - Portugal 2020, para implementar um Plano de Intervenção da Baixa de Coimbra, já com décadas de atraso.

Como se chegou aqui,

- O processo de abandono a que a baixa tem vindo a assisitir – degradação urbana, insegurança, dificuldades nos acessos, falta de estacionamento, despovoamento habitacional e comercial – resulta de décadas de políticas erradas, por parte das entidades responsáveis, onde a Autarquia tem particulares responsabilidades.

- Enquanto às Grandes Superfícies Comerciais foram e são dadas todas as facilidades fiscais, urbanísticas, de acessos e de estacionamento - ao Comércio Local e de Próximidade foi feito precisamente o contrário.

Por isso, PROCLAMAM,

1.    Que não podem assisitir a tudo isto sem resistir e reclamar, mostrando a sua indignação, mas também a convição de que a baixa de Coimbra tem Futuro,

Por isso, PROPOEM,

-  Que o Plano de Intervenção da Baixa de Coimbra deve ter 5 grandes linhas de trabalho no futuro imediato,

  • Reabiliatação Urbana – Gente a morar na baixa
  • Serviços Públicos – Gente a trabalhar na baixa
  • Transportes e Estacionamento – Gente a vir à baixa
  • Segurança e Policiamento – Gente tranquila, segura e feliz a viver, a
                                                 trabalhar e visitar a baixa
  • Animação e Programação Cultural – Gente a desfrutar a baixa

Por último, RECOMENDAM,

  1. Ao Núcleo de Coimbra da CPPME que solicite uma reunião, com carácter de urgência, ao senhor Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, para lhe apresentar as conclusões desta reunião.
  2. Que outros comerciantes da baixa de Coimbra possam integrar a Delegação do Núcleo da CPPME, que irá reunir com o Município.

Coimbra, 10 de Abril de 2018

Contactos:
Arménio Pratas, Tlm 91 757 33 10 – Vitor Carvalho, Tlm 91 051 81 85


Sem comentários:

Enviar um comentário