terça-feira, 24 de junho de 2014



SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL
Micro e Pequenas Empresas discriminadas negativamente

   A CPPME – Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, sempre foi favorável ao aumento do salário mínimo (SMN) não tendo dúvidas de que a melhoria do poder de compra se reflecte positivamente na actividade das Micro e Pequenas Empresas - MPE.
   Porém, a CPPME não pode concordar que uma medida que é, económica e socialmente favorável, se constitua em factor penalizante para as micro empresas que, no âmbito da reforma do IRC, aderiram ao Regime Simplificado. Efectivamente, este regime, indexando ao SMN o cálculo da coleta mínima, gera inevitável agravamento fiscal às micro empresas, sempre que se verifique actualização do salário mínimo.                                               
“Um eventual aumento do salário mínimo de 485 para 500 euros significa um agravamento de IRC/regime simplificado em 3,09% “. Não é justo que para além de maior encargo com salários, que se aceita, as micro empresas, por via desse aumento, sejam as únicas penalizadas no valor fiscal a pagar.
   A CPPME alertou, oportunamente, para a ratoeira armada com o regime simplificado e sempre, condenou métodos indiciários e coletas mínimas, porque cegos e injustos, como o demonstra mais este aumento de carga fiscal sem nexo.
   A CPPME reafirma que a tributação fiscal sobre as empresas, tal como a Constituição da República indica, deve ter por base, para apuramento de colectas, unicamente, o rendimento real.

Seixal, 11 de Junho de 2014
O Executivo da Direcção da CPPME


Sem comentários:

Enviar um comentário