quarta-feira, 8 de maio de 2013

CPPME VISITOU A REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

Confederação defende acerto de contas entre Governo e empresas credoras


em 2 de Maio, às 18:45 (Diário da Madeira)

O Secretário-geral da CPPME está na Madeira para contactar com empresários, associados e associações empresariais.

A ACIF convidou CPPME e os seus associados a participarem na ExpoMadeira.

O Estado e o Governo regional deviam fazer um acerto de contas com as empresas credoras, evitando assim que muitas delas não encerrem ou atravessem dificuldades financeiras desnecessárias para cumprir as suas obrigações fiscais. A proposta é do secretário-geral da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas – CPPME, que se encontra de visita à Madeira para contactar com associações empresariais, comerciantes e associados a fim de se inteirar de qual é a realidade regional.

No entender de José Brinquete existem sectores, como o turismo, que “devem ser acarinhados” e ter “mais apoios do Governo”, porque são sectores de exportação, como tal importantes para a economia regional e nacional.

A exportação é, na sua opinião, a solução para muitas empresas nacionais, mas para que tal aconteça são necessários apoios e a regularização das dívidas do Estado. “Não faz sentido nenhum que o Estado deva às empresas e depois as obrigue a pagar o que devem, mas não pague o que deve. No caso do IVA é flagrante. O empresário que não pague o IVA, no dia seguinte é logo agravado em 30% mais 1.”

A solução e desafio lançado pelo secretário-geral da CPPME é que “quando uma empresa deve e o Estado também lhe deve, deve haver um acerto de contas e isso é perfeitamente possível”.

Em relação a esta visita à Madeira, explicou José Brinquete, tem como principal objectivo “contactar com os associados” madeirenses e, em segundo lugar, “aproveitar a vinda para nos encontrarmos com associações congéneres”. A primeira desta reuniões teve lugar hoje com a ACIF. A próxima acontece amanhã com a direcção da ACS.

Além deste contactos com as associações empresariais, a comitiva da CPPME vai dedicar a manhã de amanhã para fazer contactos com o comércio local na baixa da capital madeirense. “Nós não só queremos conhecer mais de perto os problemas da Madeira, como queremos dar a conhecer as propostas que temos”.

Dos primeiros contactos realizados ao longo do dia de hoje ficou a ideia de que a realidade regional é muito idêntica à nacional. O mesmo acontece em relação às insolvências de empresas, as quais têm crescido significativamente nos últimos meses.

Neste momento, afirmou José Brinquete, a CPPME ainda não tem nenhum protocolo assinado com associações empresariais regionais, no entanto, a ideia é criar um núcleo ou um acordo com uma associação madeirense. O primeiro passo nesse sentido, diz, pode acontecer já na próxima ExpoMadeira, uma mostra para a qual a ACIF convidou a CPPME e os seus associados a estarem presentes.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário