quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Nota aos Órgãos de Comunicação Social

   A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas - CPPME reuniu em Assembleia-geral, na passada Quarta-feira (11/DEZ/13), na sua Sede Nacional, no Seixal, tendo procedido à análise da situação dos Micro, Pequenos e Médios Empresários – MPME e aprovado o Plano de Actividades para 2014.
A CPPME considera oportuno tornar público as seguintes conclusões:

a)    Da análise da situação dos MPME;

   A CPPME desde há muito que tem vindo a chamar à atenção para a gravidade das políticas erráticas de desindustrialização do País, que inevitavelmente levariam à destruição do tecido produtivo, à recessão económica, ao desemprego em massa e à destruição do Mercado Interno.

   Os resultados estão à vista, o país dispõe de um débil sector primário, as indústrias transformadoras têm vindo a desaparecer, o comércio de rua, outrora dinâmico e sustentável, está a atravessar a sua maior crise de sempre, e as demais áreas da actividade económica estão votadas ao completo abandono. Hoje a recessão económica afecta praticamente todos os sectores empresariais.

   Está cada vez mais claro que as políticas económicas e sociais levadas a efeito, além de colocarem em causa os mais elementares princípios do desenvolvimento, têm agravado a capacidade de resposta e sustentabilidade da economia portuguesa para alem de terem comprometido a independência produtiva do nosso País.

   É num quadro de grandes dificuldades que muitas das pequenas unidades económicas continuam a laborar, visando apenas o cumprimento dos encargos fiscais, sociais e a garantia de remuneração, quer de sócios gerentes, quer dos trabalhadores.

   A CPPME, fiel aos seus princípios fundadores, não cruza os braços, desenvolvendo uma intensa actividade critica no sentido de sensibilizar (e responsabilizar) o poder político para a inevitabilidade de arrepiar caminho em tempo útil . Enquanto o Governo se mantém irredutível o tecido empresarial caminha para o abismo.

   A profunda acção desenvolvida pela CPPME, junto do Executivo (Governo), dos Grupos Parlamentares e de muitas outras instituições, irá continuar e ampliar-se de forma a travar a ofensiva neoliberal que visa a destruição das MPE de âmbito nacional e da própria economia portuguesa.

    A actividade a desenvolver pela CPPME, das suas Associações filiadas e Núcleos de Associados, bem como de muitas outras Associações e parceiros em todo o país, (que têm estado) em sintonia com muitas das nossas posições, terá de continuar com a afirmação de propostas que visem a sustentabilidade dos MPME e consequente reforço orgânico da CPPME, única Confederação Nacional que no seu seio não acomoda grandes empresas, como tal, capaz de contribuir para o reforço do quadro Associativo Nacional.


b)   Linhas gerais do Plano de Actividades para 2014;

   O alargamento da rede associativa, através, de uma cada vez maior aproximação e colaboração com Associações que se tem vindo a identificar e a apoiar as posições da CPPME.
   O reforço da organização associativa da CPPME, maior articulação com as suas Associadas, os Núcleos e Secções Regionais, aumento do numero de Delegados Regionais e eleição dos seus Secretariados.
   A continuação da Campanha de Novos Associados durante o ano de 2014.
   A dinamização do debate colectivo, aprofundando o conhecimento e construção de propostas através, designadamente de colóquios, seminários, encontros, debates, etc., sobre temáticas da actualidade e de interesse para os MPME.
   A realização de encontros regionais, nomeadamente sobre: Fiscalidade e Contabilidade; Segurança e Saúde no Trabalho; Formação Administrativa; Comunicação e Marketing.
   A incrementação da formação profissional desenvolvendo acções que facilitem a formação de associados e seus trabalhadores, adequada aos desafios da actualidade, com enfoque na utilização das novas tecnologias.
   A continuidade da sua actividade no âmbito da acção social, além de aprofundar as áreas de cultura e lazer que promovam a dignidade e a qualidade de vida dos MPME.
   O prosseguimento e aprofundamento dos contactos institucionais, ao nível do Presidente da República, da Assembleia da República, do Governo e da União Europeia;
   O reforço dos contactos existentes com as congéneres de outros países;
   A CPPME continuará a lutar pelo seu reconhecimento de Parceiro Social de pleno direito, em todos os organismos institucionais existentes ou que venham a ser constituídos.
   A CPPME proclama que enquanto não tiver assento no CES a democracia participativa e representativa fica mutilada e centenas de milhares de micro, pequenos e médios empresários continuarão a não se revêr em tão importante organismo institucional.

Seixal, 13 de Dezembro de 2013


O Gabinete de Imprensa da CPPME

Sem comentários:

Enviar um comentário