sexta-feira, 13 de novembro de 2020


 MEDIDA QUE RAIA A CRUELDADE

 

Quando o senhor Primeiro-Ministro diz aos empresários da restauração que podem receber os seus clientes às 12H30 para almoçar e às 13H00 metê-los na rua, está a ser no mínimo cruel.

Ninguém percebe como é possível um restaurante, que no fundamental serve refeições (almoços e jantares), abrir durante um determinado período do dia e depois não poder servir nenhuma refeição.

O senhor Primeiro-Ministro sabe muito bem que o serviço de take way (entrega ao domicílio) não é uma solução consistente e duradora, que permita sustentar os encargos de um Restaurante, muito menos em Estado de Emergência.

Ninguém percebe porque é que o Governo está a fustigar tão duramente a restauração, que tem cumprido todas as regras da Direcção Geral de Saúde (DGS) e disfruta da confiança geral da população portuguesa.

Acresce que, as medidas minimizadoras, da decisão draconiana que o Governo tomou para o sector, anunciadas ontem pelo senhor Primeiro-Ministro, à semelhança de muitas outras anteriores, de tão minimalistas não resolvem qualquer problema.

Não será com um pequeno apoio de 20%, para os dois fins de semana, calculado com base na média dos 44 fins de semana (janeiro-outubro 2020 período que engloba 10 semanas de  encerramento ou actividade reduzida), que se resolve e ultrapassa uma situação que já era difícil e que se agravou com a Pandemia.

A CPPME, que desde o início da pandemia, em março, apresentou um conjunto de propostas para atacar a crise económica e social que se avizinhava, lamenta que o Governo não as tenha aproveitado e colocado em prática.

A CPPME, com o sentido de responsabilidade que a tem orientado nestes 35 anos de existência, apresenta medidas estruturantes e transversais a todos os sectores de actividade, incluindo a restauração.

É por isso que a CPPME manifesta o seu apoio às várias manifestações de indignação que os empresários da restauração estão a realizar por todo o País.

A CPPME está a seu lado, porque as suas preocupações e reclamações vão ao encontro do que a Confederação tem vindo a defender.

A CPPME estará amanhã, sábado, em várias dessas manifestações de indignação para manifestar a sua solidariedade para com os micro e pequenos empresários da restauração.

Seixal, 13 de Novembro de 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário