quarta-feira, 21 de março de 2018

Município de Sobral de Monte Agraço reforça parceria com a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME)


O Município de Sobral de Monte Agraço tem assumido um conjunto de medidas de apoio e incentivos à atividade empresarial no concelho, visando atrair empreendedores e investimento. Como refere José Alberto Quintino, Presidente da Câmara Municipal, “Sobral de Monte Agraço mantém a isenção de derrama para as empresas que se instalem ou alterem a sua sede social para o Concelho, durante o ano de 2018. Para as pequenas e médias empresas, com lucros inferiores a 150 mil euros é mantida uma taxa reduzida de 1%, sendo a taxa geral de 1,5%”.
Sinergias e parcerias com entidades locais, regionais e nacionais continua a ser uma das prioridades para o Município com vista à continuação do desenvolvimento de uma estratégia de promoção do concelho e das suas potencialidades, atendendo a uma maior dinamização do tecido empresarial local. Com a recente criação do Sobral E+, pretende-se estreitar a ligação colaborativa entre várias entidades – Município de Sobral de Monte Agraço, Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional – fomentando e criando novas dinâmicas de trabalho em articulação, por forma a potenciar o trabalho destas entidades na promoção do desenvolvimento económico e social do concelho.
A atividade do Sobral E+ visa incrementar a relação com os agentes económicos do concelho através do apoio e orientação de novos investimentos, dinamizar e promover ações de sensibilização e de esclarecimento sobre temáticas de relevante interesse, dinamizar medidas de apoio ao empreendedorismo, apoiar a capacitação do tecido empresarial local, potenciar a atividade económica e divulgar medidas de apoio e de financiamento existentes. Paralelamente, pretende-se melhorar a taxa de empregabilidade.

No âmbito do Sobral E+, encontra-se a implementação do, recentemente aprovado, Projeto Porta 20, com sede em Sobral de Monte Agraço e que resulta de uma candidatura da CPPME ao Portugal 2020 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa COMPETE. Este programa tem como objetivo apoiar a criação de novas empresas em atividades intensivas em conhecimento e/ou tecnologia e indústrias culturais ou criativas, bem como capacitar empresas com menos de 2 anos. Presentemente, neste âmbito, são entidades parceiras os Municípios de Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos, Évora, Fundão, Montemor-o-Novo, Serpa, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Participam também no projeto, o Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

No passado dia 15 de março, em Sobral de Monte Agraço foi assinalado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, com o anúncio público do arranque de um projeto piloto, desenvolvido no âmbito da OesteCim, que visa a uniformização de procedimentos de apoio ao consumidor.
Este projeto tem como principal objetivo criar uma rede de apoio aos empreendedores e empresários de forma a desburocratizar e simplificar as obrigatoriedades legais de informação ao consumidor. Deste modo, pretende-se gerar a uniformização dos dísticos de informação ao consumidor, garantindo que se assegura a disponibilização de toda a informação legal necessária, bem como alguma facultativa que o empresário deseje, bastando para tal contactar o espaço Sobral E+, e solicitar de forma totalmente gratuita a impressão dos dísticos necessários ao seu negócio.
O Sobral E+, integra, assim, o Núcleo da CPPME de Sobral de Monte Agraço, o Gabinete de Inserção Profissional, o Espaço Coworking, e uma sala de formação a funcionar no edifício da Estação Central de Camionagem. Contactos // SOBRAL E+: telf: (+351)261 942 728 E-mail: sobrale+@cm-sobral.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário